18 set Dieta Paleolítica
Você sabe o que é a Dieta Paleolítica?
A dieta paleolítica tem como princípio básico ser uma alimentação que volta à dos nossos ancestrais, ou seja, a alimentação primitiva de quando não havia a tecnologia que temos hoje, com alimentos industrializados, ricos em “calorias vazias” e aditivos químicos que tanto nos fazem mal.
Ela se baseia na ingestão de alimentos mais “naturais”, sem alimentos industrializados e sem conservantes, sem quaisquer vegetais que cresçam dentro de vagens (feijão, soja, ervilha, amendoim), cereais (como milho, aveia e trigo), carboidratos de produtos processados (como as farinhas), embutidos e açúcar.
É uma alimentação com carnes magras, frutas, legumes, folhas, tubérculos (como inhame, batata-doce, cará, mandioca, por exemplo), as especiarias (açafrão, manjericão seco, alecrim e cravo), as oleaginosas (nozes, avelã, macadâmia, castanha) e óleos de côco, de macadamia, de abacate, azeite de oliva e manteiga Ghee para cozinhar.
Este tipo de dieta é muito utilizada no CrossFit, que é considerado um treino HIIT, ou seja, um treinamento intervalado de alta intensidade, que combina movimentos feitos de maneira muito intensa, com pequenas pausas e em pouco tempo. Este tipo de exercício exige muito dos músculos, envolve grande queima de calorias e acelera o metabolismo. Desta forma, a dieta paleolítica pode ser indicada para este treinamento, por melhorar a disposição, diminuir chances de lesões e ser fontes de carboidratos de excelente digestão e com baixo potencial inflamatório.
No Comments