25 mar O que são Oxalatos?
No último post falei sobre o oxalato presente na folha da beterraba. Por isso, resolvi falar um pouco mais sobre eles no post de hoje!
Alguns alimentos ricos em oxalatos de origem vegetal são o espinafre, a beterraba (incluindo suas folhas), as nozes, o quiabo, o cacau e o chocolate , por exemplo.
Os oxalatos são substâncias que facilitam a formação de pedra nos rins. Por isso, evitar os alimentos ricos em oxalatos é importante para prevenir o aparecimento de pedra nos rins, principalmente quem tem pré-disposição para formação ou tem fator genético envolvido.
Abaixo estão alguns alimentos com a quantidade de oxalato em 100g:
. Espinafre – 750mg
. Chocolate – 117mg
. Beterrraba – 675mg
. Quiabo – 146mg
. Nozes – 202mg
. Pimenta – 419mg (acho muito difícil alguém conseguir comer 100g de pimenta em um único dia …rs)
O ácido oxalático ou oxalato, além de facilitar a formação de pedra nos rins, também prejudica a absorção de muitos nutrientes pelo organismo. Por isso, os alimentos citados acima não devem ser ingeridos em grande quantidade.
Para diminuir a quantidade de oxalato sem banir o consumo desses alimentos basta escaldá-los com água fervendo e dispensar a primeira água de cozimento, o que é muito importante fazer principalmente com o espinafre, pois é muito rico em oxalatos. Daí a explicação para muito pacientes quando me perguntam o porquê de eu não indicar espinafre cru nos sucos!
No Comments