31 mar Maca Peruana
A Maca Peruana é uma planta crucífera, também chamada de ginseng peruano, e tem esse nome pois é originária da região central do Peru.
Pertence à mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda, seu consumo se deve ao seu alto valor nutritivo. Apresenta em sua composição minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco, além de fitoesteróis, ácidos graxos essenciais e fibras.
O zinco participa da síntese proteica, do processo de crescimento e de cicatrização, além de estar associado às funções imunológicas. Já o magnésio participa de várias funções fisiológicas, como das funções neuromusculares, cardiovasculares e hormonais.
A maca pode ser considerada um alimento percursor de testosterona, sendo muito interessante para quem pratica atividade física com objetivo de ganho de massa muscular.
Ela pode também ser utilizada para aumentar a fertilidade e libido, tanto no homem quanto na mulher. Alguns estudos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e infertilidade. Também apresenta fitoquímicos como os alcalóides, que contêm características semelhantes ao estrogênio e às prostaglandinas, fazendo com que a raiz atue na regulação das funções sexuais.
A Maca Peruana pode ser encontrada sob a forma de pó ou cápsulas e é muito importante consumi-la com orientação de uma nutricionista.
No Comments