17 fev Benefícios dos Chás
O chá é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água. Estima-se que sejam consumidas 3 bilhões de xícaras do produto por dia.
Além de aquecer o corpo e proporcionar sensação de aconchego, o chá pode ser utilizado para ajudar nos problemas de saúde, como má digestão, ansiedade, insônia, gripe, estresse, TPM, entre outros.
Existem chás que têm efeito similar aos medicamentos, mas com prejuízos colaterais muito inferiores.
A variedade de chás é enorme, cada tipo de planta tem características e benefícios específicos. Daí a importância de procurar um profissional para indicar a erva mais indicada, de acordo com a ação esperada.
Para o preparo, a erva fresca ou desidratada são sempre as melhores opções por preservarem as partes principais das folhas e os efeitos de seus componentes. Nos saquinhos, por estarem trituradas, elas podem estar oxidadas e apresentarem menor concentração de nutrientes e princípios ativos
Porém, vale a regra que exagero sempre é prejudicial, pois pode desencadear prejuízos ao organismo em altas doses. Nunca duvide da ação de uma erva, pois não é porque é chá que está liberado.
FORMAS DE PREPARO CORRETO
. Para infusão de folhas e flores:
Coloque 500ml de água filtrada em uma panela (de preferência de vidro, de cerâmica branca ou inox) e leve ao fogo. Quando começar a aparecer as bolhinhas da fervura, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa da mistura das ervas desidratadas. Abafe por 5minutos, coe e consuma morno ou gelado.
. Para decocção de raízes, cascas e frutos:
Coloque 500 ml de água filtrada em uma panela (de preferência de vidro, de cerâmica branca ou inox) e leve ao fogo junto com a raiz, fruta ou casca.
Para o consumo gelado, leve direto para a geladeira. Se optar pela versão morna, deixe-o em uma garrafa térmica. O chá não pode ser reaquecido e sua duração é de aproximadamente 10 horas após o preparo.
PROPRIEDADES E SEUS BENEFÍCIOS
. Emagrecedor: Chá verde, chá preto e chá mate
Os três têm cafeína na composição, estimulando o funcionamento do metabolismo. O chá verde apresenta também grande quantidade de catequina, um ativo que potencializa a queima de gordura.
. Antiinflamatorio: Gengibre, canela e pimenta
Apresentam componentes antiinflamatórios na sua composição. A pimenta, por exemplo, contém a capsaicina, responsável pelo sabor picante, a qual confere esse benefício a ela.
. Calmante: Mulungu, melissa, jasmin, cidreira e camomila
Auxiliam na redução da ansiedade e na melhora da qualidade do sono.
. Desintoxicante: Chá verde, boldo e carqueja
Agem no fígado, potencializando a liberação de enzimas hepáticas e biliares para melhorar o funcionamento detoxficante do organismo.
. Digestivo: Boldo, carqueja e alecrim
O alecrim ajuda a melhorar a secreção de ácido estomacal. Já o boldo e a carqueja são bons para a secreção das enzimas biliares.
. Diurético: Cavalinha e hibisco
Atuam no sistema linfático, contribuindo na eliminação de líquidos.
CUIDADOS IMPORTANTES
Embora sejam naturais, os chás não devem ser ingeridos em excesso. O exagero pode sobrecarregar o organismo ou favorecer a eliminação demasiada de sais minerais pela urina.
O recomendado é utilizar, no máximo, 500ml ao dia de uma mesma planta.
Há contraindicações para gestantes e lactantes.
Pessoas que já tiveram trombose ou com pré-disposição à doença devem sempre consultar um médico ou nutricionista antes de consumir.
No Comments